Atualizamos a nossa seção “Os 10+ da Renda Fixa” com o mapeamento dos 10 melhores investimentos para novembro de 2018, na visão dos autores do blog “Bons Investimentos”.
Obs.1: Mapeamento realizado em 05/nov/18. Este levantamento não deve ser entendido como recomendação de compra, pois representa apenas a visão dos autores deste blog.
Para atualizações e mais opções de investimentos, sugerimos o acesso direto aos sites das corretoras / bancos: Sofisa, Daycoval, Inter, Easynvest, XP Investimentos e Rico.
Obs.2: Além das taxas de rentabilidade, outros fatores foram levados em consideração neste mapeamento, como a “saúde financeira” das instituições.
Previsão de rentabilidade líquida anual
Foram adotadas as seguintes premissas:
- Juros compostos.
- Taxa Selic: +6,50% ao ano
- CDI: +6,40% ao ano
- IPCA: +4,56% ao ano (acumulado dos últimos 12 meses)
Obs.: Foram utilizados valores vigentes no início de novembro de 2018. Para consultar os valores atualizados e as previsões do CDI, SELIC e IPCA, acesse nossa seção específica sobre estes índices.
- Desconto do Imposto de Renda nos investimentos em CDB e Tesouro Direto. Ressalta-se que LCI e LCA são isentas desta tributação.
Esta previsão serve apenas como ordem de grandeza, pois, como visto no artigo sobre os investimentos em Renda Fixa, a verdadeira rentabilidade de títulos pós-fixados só é conhecida no momento do resgate do investimento.
Desempenho da poupança
Para fins comparativos, é bom saber também a rentabilidade da poupança, certo?
Com a queda da Taxa Selic para valores abaixo de 8,50%, a rentabilidade da poupança para depósitos feitos a partir de 04/05/12 muda de regra e passa a ser: 70% da Taxa Selic + TR.
Como a TR está em zero desde setembro de 2017 e a Taxa Selic está em 6,50%, estima-se uma rentabilidade líquida para os próximos 12 meses de 4,55%.
Obs.: Para os depósitos antigos em cadernetas de poupança, realizados antes de mai/12, a rentabilidade continua sendo de “0,50% ao mês + TR”.
Segurança é fundamental: lembre-se do FGC
Os investimentos em LCI, LCA e CDB possuem um seguro automático de até R$ 250.000, por CPF e instituição financeira.
Para conhecer ou relembrar as características deste seguro, recomendamos a leitura do nosso artigo específico sobre o FGC.
Obs.: Apesar dos títulos públicos (Tesouro Direto) não serem garantidos pelo FGC, estes investimentos são considerados os mais seguros do mercado, conforme explicado no guia sobre o Tesouro Direto.
A escolha por determinado investimento é algo muito particular e não depende exclusivamente da rentabilidade, pois fatores como liquidez (prazo em que você poderá resgatar o dinheiro) e valores mínimos de aplicação devem ser levados em consideração.
Como o nosso blog é gratuito, caso tenha gostado deste material, nosso pedido é o mesmo de sempre: ajude-nos na divulgação! É fácil e rápido, basta compartilhar no Facebook.
Engenheiro apaixonado pelo mundo dos investimentos e finanças pessoais. Conversando com amigos e familiares percebeu a dificuldade das pessoas em gerenciar seu dinheiro e por isso criou este espaço para auxiliar pessoas comuns a tomarem as melhores decisões rumo à prosperidade financeira.