O que são Demonstrações Contábeis?

Muitas pessoas tem dúvida sobre o que são Demonstrações Contábeis, quais os tipos existentes e porque são tão importantes para as empresas.

Pensando justamente em esclarecer todos estes pontos, preparamos esta matéria. Portanto, aproveite a leitura!

O que são Demonstrações Contábeis?


Demonstrações Contábeis são relatórios de desempenho que expõem o desempenho financeiro e econômico de uma empresa em determinado período. A Lei 6.404/76 obriga que empresas que possuem acionistas divulguem estes relatórios com o objetivo de dar transparência nas relações entre empresa, sócios e acionistas.

As Demonstrações Contábeis mostram, por exemplo, os resultados de faturamento, lucros, despesas e investimentos feitos em um determinado ano.

Por que as Demonstrações Contábeis são importantes?


Essas demonstrações não são importantes apenas porque são obrigatórias, mas também por terem um papel de destaque na administração de uma empresa.

Embora algumas empresas necessariamente devam apresentar as Demonstrações Contábeis, conforme previsto em lei, através dessa elaboração, cria-se uma espécie de “mapa” para os administradores, o que os auxilia em tomadas de decisões, comparando períodos anteriores com o atual.

Outro ponto que destaca sua importância é que ao divulgar esses demonstrativos, sócios e acionistas contam com uma forma de analisarem o crescimento de uma dada organização, levando-os a manifestarem interesse de investir ou não.

Quais Demonstrações Contábeis são obrigatórias por lei?


demonstracoes-contabeis

A elaboração das Demonstrações Contábeis (financeiras) ocorrem ao término do período do exercício pelo setor administrativo e contabilístico de uma dada empresa. Este período pode ser um trimestre, semestre ou até mesmo um ano.

Como já esclarecido, a legislação brasileira exige que empresas de capital aberto (aquelas em que o capital se constitui por ações) divulguem suas Demonstrações Contábeis. Essa demonstração deve dispor as seguintes informações:

  • Balanço Patrimonial
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
  • Notas Explicativas

Especificaremos cada um destes documentos logo abaixo:

1) Balanço Patrimonial

Sua função é mostrar como está a situação financeira e patrimonial de uma empresa. Precisa detalhar o que a empresa possui entre ativos (bens que geram lucro) e passivos (todas as obrigações financeiras).

Resumidamente, trata-se de um documento capaz de oferecer uma visão ampla das atividades da empresa, dentre elas, a quantia a ser paga a fornecedores e a ser recebida de clientes, por exemplo.

O Balanço Patrimonial é estruturado da seguinte maneira:

  • Ativos: permanente, circulante e realizável a longo prazo
  • Passivos: circulante e exigível a longo prazo
  • Patrimônio líquido: capital social e lucros acumulados

2) Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A DRE é um relatório de estrutura simples e responsável por mostrar (anualmente ou mensalmente) se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. É uma das demonstrações contábeis mais importantes de uma empresa, junto com o Balanço Patrimonial e a DFC.

A DRE é composta por receitas, despesas e deduções tributárias. A partir dessa demonstração a empresa pode tirar relatórios como:

  • Receita líquida
  • Margem bruta
  • Margem de contribuição
  • EBITDA
  • Resultado operacional
  • Resultado Líquido

3) Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)

A DFC é a demonstração contábil mais comum de todas as empresas, responsável por apresentar as entradas e saídas de dinheiro que ocorreram no caixa da empresa durante determinado período.

Ao contrário do DRE, esse é um demonstrativo por regime de caixa, não de competência. O objetivo é relatar toda quantia que entrou, saiu e para onde foram. Também fornece a visão de saldo mínimo no caixa, extremamente importante para a saúde financeira e projetos futuros.

Vale destacar que o fluxo de caixa deve constar no Balanço Patrimonial, mas lá apenas o seu valor final estará explicitado. Já no relatório da DFC, tem-se o detalhamento de pagamentos e recebimentos operacionais tanto em investimentos quanto em financiamentos.

4) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)

É o demonstrativo responsável por apresentar as alterações ocorridas no patrimônio líquido, isto é, refere-se ao aumento ou diminuição da “riqueza” da organização durante o período.

Nela, já está integrada a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), demonstração menos complexa referente somente às alterações que levaram ao lucro da organização.

5) Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

Seu intuito é indicar a criação de riqueza e de que maneira ela foi distribuída dentro de um determinado período. Assim, a DVA detalha a distribuição da riqueza entre funcionários, fornecedores, agentes financeiros, acionistas e governo –  perceba que estamos falando de todos os setores que participaram direta ou indiretamente de sua geração.

Essa demonstração substitui a antiga DOAR (Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos), descontinuada em 2007.

6) Notas Explicativas

Quando se dá a elaboração e divulgação de suas demonstrações, empresas de capital aberto também precisam incluir demais itens capazes de complementar as informações contáveis e financeiras da empresa.

O Art. 176 da Lei 6.404/76 diz que:

“as demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício”.

Portanto, as Notas Explicativas também são obrigatórias por lei e possuem o papel de complementar as informações contábeis.

Nas Notas só deverá ser explicado, quando necessário, questões sobre as demonstrações contábeis anteriores com o objetivo de tornar a leitura das demonstrações o mais simples e entendível possível, eliminando qualquer tipo de dúvida.


Dentre os demais documentos cuja apresentação eleva a credibilidade das demonstrações financeiras a serem apresentadas ao público interessado, podemos listar os Relatórios Administrativos e os Pareceres de auditores independentes e do conselho fiscal.

Há, também, o Balanço Social, documento não obrigatório e que demonstra com detalhe os indicadores de responsabilidade social geridos pela empresa, como com o meio ambiente e seus funcionários.

Achou muita informação para processar? Calma, realmente o assunto não é tão simples e por isso recomendamos que assista ao vídeo abaixo para ajudar no entendimento do que são demonstrações contáveis:


Gostou da nossa matéria? Agradecemos a sua visita e te convidamos a navegar um pouco mais pelo nosso site – Bons Investimentos!

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss