Cheque Administrativo

No presente texto vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre cheque administrativo e ainda traremos um vídeo para te ajudar a entender todas as questões deste tipo de cheque. Confira abaixo!

O que é Cheque Administrativo?


cheque-administrativo

O Cheque Administrativo é um tipo de cheque emitido com o valor já preenchido e com seu fundo já aprovado pela instituição bancária.

Esse tipo de cheque é caracterizado por passar maior segurança a quem o recebe, já que o banco garantiu o seu fundo.

Por este e outros motivos, essa modalidade de cheque é bastante útil em transações envolvendo grandes quantias, assim evitando que esse alto valor seja transportado em dinheiro.

O Cheque Administrativo difere muito dos cheques convencionais ou pré-datados. O seu preenchimento é feito diretamente pelo banco, que torna-se o fiador ou responsável pelo o pagamento.

No caso do cheque convencional, o próprio pagador preenche-o e é totalmente responsável por ter saldo suficiente para a efetivação do pagamento.

Após a emissão do cheque administrativo, o saldo referente ao valor é descontado imediatamente da conta do emissor.

Por isso, é considerada uma forma de pagamento mais segura para quem irá receber o cheque.

Dentre as principais características do cheque administrativo, podemos listar:

  • O próprio banco preenche os valores.
  • O valor precisa ser pago ao banco no momento da emissão do cheque.
  • Representa uma transação segura usando cheques, sendo por isso empregada na compra de produtos com valor bem elevado, como no caso de carros e imóveis.
  • Pode ser endossado no caso de a pessoa beneficiária assinar no verso e escrever por extenso o nome da nova pessoa beneficiária, desde que não seja do tipo “não à ordem”.
  • Uma vez repassado ao beneficiário, esse cheque não pode ser sustado, ou seja, não é possível cancelar.

Apesar de todas essas características positivas, vale dizer que esse tipo de cheque está cada vez mais em desuso por conta da facilidade das transações de transferências bancárias, como TED, DOC e o mais recente PIX.

Como solicitar um cheque administrativo?


Todas as instituições bancárias trabalham com esse tipo de cheque. Então, qualquer cliente pode pedi-lo. Basta dirigir-se ao balcão da instituição e solicitar junto ao gerente.

Alguns bancos oferecem esse serviço mesmo para quem não é cliente, mas as taxas exigidas costumam ser um pouco elevadas para casos assim.

Então, caso você precise de um cheque administrativo, busque se informar primeiro com o banco onde você já possui conta.

O cheque administrativo é entregue ao emitente (emissor) já com os valores da transação previamente preenchidos pelo banco – o que não ocorre com cheques pré-datados, por exemplo.

Para adquiri-lo, o emitente precisará ter o valor do cheque debitado da sua conta. No caso de não ser um cliente do banco, deverá pagar esse valor e as respectivas taxas no momento de adquirir tal cheque.

Quais os dados necessários para emitir um cheque administrativo?


Para a emissão do cheque administrativo serão necessárias as seguintes informações:

  • Nome completo de quem receberá o cheque.
  • Nome do banco e números da conta e agência de quem receberá o cheque.
  • Valor do cheque.

Estas informações são necessárias porque o cheque administrativo é um tipo de cheque nominal, emitido apenas para valores maiores do que R$ 100 (cem reais).


Gostou da nossa matéria? Agradecemos a sua visita e te convidamos a navegar um pouco mais pelo nosso site – Bons Investimentos!

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss