O que é Contrato Social?


O Contrato Social é algo fundamental no momento de abrir uma empresa. Você tem dúvidas sobre este assunto?

Se tiver, fique tranquilo porque explicaremos agora o porquê desse documento ser tão importante e como fazer um Contrato Social.

O que é Contrato Social?


O Contrato Social é o documento constitutivo de uma sociedade, ou seja, é o documento que oficializa a criação de uma empresa. O Contrato Social contém todos os dados da empresa: razão social, endereço da sede, informações dos sócios, distribuição das quotas dos sócios, etc.

É importante saber que o único jeito de uma empresa iniciar suas atividades é através da elaboração do seu Contrato Social.

Este documento permite, por exemplo, a obtenção de um CNPJ, a abertura de uma conta jurídica, a obtenção de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

De forma análoga, o Contrato Social representa para uma empresa o mesmo que a Certidão de Nascimento representa para uma pessoa física.

O Contrato Social é instrumento essencial para que uma empresa se organize, devendo ser elaborado de modo atento, garantindo que nada seja negligenciado. Nesse documento, deve-se expor detalhadamente a divisão societária e as instruções relativas à entrada de novos elementos, saída de sócios e demais informações que cada empresa deve fornecer.

Depois de feito o Contrato Social, este deve ser registrado em cartório, no caso de sociedade simples, ou na Junta Comercial, no caso de sociedades empresariais limitadas.

Feito isso, o empresário pode prosseguir com o pedido de CNPJ e iniciar suas atividades.

O vídeo abaixo apresenta uma excelente explicação sobre o que é o Contrato Social e qual a sua importância para uma empresa:

MEI precisa de Contrato Social?


O Contrato Social tem como objetivo o registro de Sociedades, ou seja, empresas que pertencem a um grupo de duas ou mais pessoas.

Desta forma, o Microempreendedores Individuais (MEI) não precisam fazer um Contrato Social para iniciarem suas atividades.

Como fazer um Contrato Social?


como-fazer-um-contrato-social

Para fazer um Contrato Social não basta entender apenas o que é contrato social. É necessário saber, também, todos os dados e informações que precisam constar neste documento.

Para isto, é importante ter ciência de que o Artigo 997 do Código Civil determina todas as informações que devem aparecer no Contrato Social, com destaque para:

I – nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas;

II – denominação, objeto, sede e prazo da sociedade;

III – capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniária;

IV – a quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-la;

V – as prestações a que se obriga o sócio, cuja contribuição consista em serviços;

VI – as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;

VII – a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;

VIII – se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais.

Micro e pequenas empresas estão desobrigadas de apresentarem no Contrato Social a assinatura de um advogado.

Já em todos os demais casos, o documento precisa ser obrigatoriamente avalizado por um advogado, inclusive com a indicação de seu número da inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da região.

Os detalhes técnicos do documento são muito importantes e podem passar desapercebidos por pessoas não especializadas. Por isso, uma das principais dicas é: sempre procure um contador, advogado ou especialista.

O SEBRAE fez um excelente vídeo explicando como fazer um Contrato Social. Confira abaixo:


Gostou da nossa matéria? Agradecemos a sua visita e te convidamos a navegar um pouco mais pelo nosso site – Bons Investimentos!

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss