Apresentamos a nossa seção “Os 10+ da Renda Fixa” com o mapeamento dos 10 melhores investimentos para abril de 2016 na visão do blog “Bons Investimentos”:
Obs.: Mapeamento realizado em 19/abr. Para mais opções de investimentos, pode ser realizado o acesso direto ao site das corretoras: Easynvest, XP Investimentos e Rico. Para aprender a investir através destas corretoras, recomendamos a leitura do artigo “Como investir”.
Previsão de rentabilidade líquida anual
Foram adotadas as seguintes premissas:
- Taxa Selic: +14,25% ao ano (atual)
- CDI: +14,13% ao ano (atual)
- IPCA: +9,39% ao ano (acumulado dos últimos 12 meses)
Obs.: Para consultar os valores atualizados do CDI, SELIC e IPCA, acesse nossa seção específica sobre estes índices.
- Desconto do Imposto de Renda nos investimentos em CDB e Tesouro Direto. Ressalta-se que LCI e LCA são isentas desta tributação.
- Não foram descontadas as taxas cobradas pelas corretoras Rico e XP Investimentos. Lembrando que a Easynvest não cobra taxa para investimentos em Renda Fixa.
- Devido às taxas praticadas, não recomendamos investimentos menores do que R$ 20.000 na XP Investimentos.
Esta previsão serve apenas como ordem de grandeza, pois como visto no artigo sobre os investimentos em Renda Fixa a verdadeira rentabilidade de títulos pós-fixados só é conhecida no momento do resgate do investimento.
Desempenho da poupança
Para fins comparativos, é bom saber que nos últimos 12 meses a rentabilidade da poupança foi de +8,30%.
Segurança é fundamental: lembre-se do FGC
Os investimentos em LCI, LCA e CDB possuem um seguro automático de até R$ 250.000, por CPF e instituição financeira.
Para conhecer ou relembrar as características deste seguro, recomendamos a leitura do nosso artigo específico sobre o FGC.
Obs.: Apesar dos títulos públicos (Tesouro Direto) não serem garantidos pelo FGC, estes investimentos são considerados por especialistas os ativos mais seguros do mercado, conforme explicado no guia sobre o Tesouro Direto.
A escolha por determinado investimento é algo muito particular e não depende exclusivamente da rentabilidade, pois fatores como liquidez (ou seja, o prazo em que você poderá resgatar o dinheiro) e valores mínimos de aplicação devem ser levados em consideração.
Se você está iniciando seus investimentos ou pretende melhorar suas aplicações, recomendamos a leitura do nosso artigo “Melhores investimentos para 2016”.
Como o nosso blog é 100% gratuito, caso tenha gostado deste material, nosso pedido é o mesmo de sempre: ajude-nos na divulgação, através do compartilhamento deste artigo nas redes sociais.
Data da última atualização desta matéria: abril de 2016.
Engenheiro apaixonado pelo mundo dos investimentos e finanças pessoais. Conversando com amigos e familiares percebeu a dificuldade das pessoas em gerenciar seu dinheiro e por isso criou este espaço para auxiliar pessoas comuns a tomarem as melhores decisões rumo à prosperidade financeira.
4 respostas
Poe acaso encontrei blog no google, gostei muito e me ajudou a tirar várias dúvidas. Já vou salvar no meu RSS. Continue assim…
Obrigado, Margarete. Sua presença será sempre bem-vinda. Tendo alguma dúvida específica, pode nos procurar.
Gostaria de parabenizar pelo site. Estou iniciando no mundo do investimento e as informações que vcs postam estão me ajudando bastante a esclarecer algumas dúvidas. Nesse artigo em especifico (Os 10+ de abril de 2016) fiquei com uma dúvida. Em 19 de abril já estava disponível um CDB de 120%CDI pelo banco Original (prazo 4 anos) na corretora easynvest. Pq vcs recomendaram em primeiro lugar um CDB de 117%CDI do mesmo banco e na mesma corretora? Tem algo a ver com a segurança do investimento? Ou com o vencimento? Vi que vcs recomendaram um CDB de prazo de 4 anos em terceiro lugar, por isso fiquei na dúvida.
Obrigado e parabéns pelo site.
Saulo, obrigado por enviar esta dúvida. Para montar este ranking consideramos, além da rentabilidade, outros fatores como o tempo do investimento e o valor da aplicação inicial. Tentamos incluir nestas 10 indicações, investimentos para todos os horizontes (curto, médio e longo prazo).
Temos uma preferência maior por investimentos de no máximo 3 anos, por acreditar que é mais fácil prever um cenário de curto prazo. Geralmente a maior parte de nossos investimentos está alocada para 1 ou 2 anos, mas quando identificamos uma oportunidade muito interessante dentro da nossa realidade, também fazemos investimentos mais longos.
Em relação à segurança do banco, não identificamos qualquer problema com o banco Original. Ele é um de nossos preferidos, inclusive.
Em relação ao CDB de 4 anos que indicamos, tem uma estreita relação com a dificuldade de prever o comportamento da economia neste horizonte. Sendo assim, optamos pela segurança de um investimento atrelado à inflação (menor controle do governo) em comparação a um investimento atrelado ao CDI (maior controle do governo).
Mas um CDB com rendimento de 120% do CDI também é uma ótima opção! Só que em virtude dos critérios mencionados acima, não conseguimos espaço para encaixá-lo neste mês.
Um abraço e esperamos ter ajudado!