O que é CEF?


CEF é a sigla utilizada para se referir à Caixa Econômica Federal, um dos maiores bancos públicos de toda a América Latina.

A Caixa Econômica Federal, denominada CEF, é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia administrativa, vinculada ao Ministério da Economia.

O nome fantasia adotado pela CEF é CAIXA. Sendo assim, “CEF”, “Caixa Econômica”, “Caixa Econômica Federal” ou simplesmente “CAIXA” são nomes utilizados para se referir ao mesmo banco.

Qual a história da CEF?


o-que-e-cef

A Caixa Econômica Federal (CEF) foi fundada no dia 12 de janeiro de 1861, por Dom Pedro II, com o nome de Caixa Econômica da Corte.

Em 1931, a CEF inaugurou operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas. Em 1934, por determinação do governo federal, assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, o que extinguiu as casas de prego operadas por particulares. No dia 1º de junho do mesmo ano, foi assinada a primeira hipoteca para a aquisição de imóveis da Caixa do Rio de Janeiro.

Em 1986, a CAIXA incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e assumiu definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico.

No mesmo ano, com a extinção do BNH, tornou-se o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Quatro anos depois, em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.

Ao longo de sua trajetória, a CAIXA vem estabelecendo estreitas relações com a população ao atender às suas necessidades imediatas, como poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais.

Também deu ao povo brasileiro a chance de sonhar com uma vida melhor, com as Loterias Federais, das quais detém o monopólio desde 1961.

A CAIXA, além de atender a correntistas, trabalhadores, beneficiários de programas sociais e apostadores, apoia também iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.

Hoje, a CAIXA tem uma posição consolidada no mercado como um banco de grande porte e sólido, presente em todo o país e sendo o principal agente das políticas públicas do governo federal.


Gostou da nossa matéria sobre o que é CEF?

Esperamos ter contribuído para facilitar o seu cotidiano, pois este é sempre o nosso objetivo!

Agradecemos a sua visita e te convidamos a navegar um pouco mais pelo nosso site – Bons Investimentos!

4 respostas

  1. Gostei de saber sobre O CEF que significa Caixa econômica federal mas gostaria de saber um pouco mais sobre esse investimento agradeço muito receber a resposta

    1. Natanael,

      Existem vários tipos de investimentos.
      Procure àquele que mais combina com seu perfil.
      Temos vários artigos falando sobre LCI, LCA, CDB, ações, fundos imobiliários e etc.
      Boa leitura!

      Abraços

    1. Olá, Lucia.

      Não temos vínculo com a Caixa Econômica.
      Por favor, encaminhe sua solicitação para o banco, utilizando os canais apropriados.

      Um abraço

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss