O que é Cash Back? Saiba como funciona e quais os benefícios!


Se você costuma fazer compras e está com suas finanças pessoais em dia, certamente já deve ter ouvido falar sobre o Cash Back.

Se ainda não sabe o que é Cash Back, podemos dizer que esse é um programa bastante famoso que pode devolver uma parte do valor das diversas compras que você faz. É isso mesmo que você leu!

Já imaginou receber de volta uma parcela do valor que gastou em uma compra? Pois saiba que isso é totalmente possível graças aos apps de Cash Back – que em tradução livre do inglês significa “receber o dinheiro de volta”.

Diferentemente das vantagens de recompensa, como as milhas, o principal benefício dos programas de Cash Back é o de receber o reembolso em dinheiro.

Quer conhecer melhor esse programa que tem chamado a atenção de uma quantidade cada vez maior de pessoas?

Continue acompanhando o texto para saber mais sobre essa incrível novidade em suas próximas compras! Boa leitura!

O que é Cash Back?


Ganhando cada vez mais espaço aqui no país, esse tipo de benefício, no qual o cliente recebe de volta uma parcela do valor da aquisição feita, é bastante comum em países como os Estados Unidos, por exemplo.

Hoje em dia, existem diferentes aplicativos de Cash Back, sendo que há dois sistemas:

  • Alguns aplicativos direcionam para o comércio eletrônico, em que o cliente recebe o bônus por meio de compras no site.
  • Em outros aplicativos, o cliente precisa ir até as lojas físicas parceiras a fim de comprovar a compra por meio do aplicativo.

Dessa forma, podemos afirmar que um app de cash back atua como um verdadeiro intermediário entre a indústria, o empreendimento e o comprador final.

É um programa que permite que o consumidor tenha uma parte do valor gasto para usar em aquisições futuras.

Desde o momento em que essa modalidade de compra teve sua estreia aqui no Brasil, em 2009, várias companhias e start-ups acabaram desenvolvendo seus próprios programas de Cash Back com o objetivo de torná-lo cada vez mais conhecido.

É claro que isso fez com que um volume crescente de lojas passassem a oferecer esse benefício aos seus clientes.

O propósito é fidelizar os consumidores e fazer com que a experiência de compra seja ainda mais positiva.

Como funciona o Cash Back?


como-funciona-o-cashback

Para aproveitar os benefícios do programa, é preciso fazer o cadastro em uma das plataformas que disponibilizam o serviço.

Além das informações pessoais, é necessário adicionar um cartão de crédito que será usado para fazer as compras.

Quando for comprar um produto ou serviço de algum dos comércios parceiros do programa, você só precisará escolher o benefício no momento do pagamento para que tenha direito a uma parcela do valor de volta.

Vale destacar que a porcentagem revertida em crédito pode variar conforme o tipo de mercadoria, datas específicas, campanhas promocionais e de acordo com a loja parceira.

Geralmente, o valor já é calculado e apresentado no próprio anúncio, possibilitando que você saiba quanto receberá de volta antes de efetivar sua compra.

Você pode utilizar o saldo de Cash Back em compras futuras em qualquer estabelecimento parceiro, seja para pagamento parcial ou integral.

Alguns serviços ainda permitem que você transfira valores acumulados para sua conta corrente.

Quais são os benefícios do Cash Back?


Veja, a seguir, as principais vantagens do Cash Back:

  • Reembolso de determinado valor nas compras feitas

A primeira vantagem do Cash Back é bastante evidente. Afinal, esse tipo de programa possibilita o reembolso de uma pequena parte do valor que você gastar no seu cartão de crédito.

Assim, ao receber o Cash Back em dinheiro, terá a liberdade de utilizar o reembolso da forma que quiser.

  • Mais economia

Receber uma parcela do valor das mercadorias adquiridas de volta também pode ser uma ótima maneira de economizar em suas compras.

Como é provável que, em algum momento, você volte a adquirir produtos em lojas que trabalham com Cash Back, seu saldo acumulado poderá ser útil, sendo um bom desconto nos produtos que você quer adquirir.

O melhor de tudo é que essa vantagem pode ser aplicada até mesmo naqueles produtos que já se encontram em promoção nas lojas, o que torna o negócio ainda mais atrativo quando você compara com estabelecimentos que não disponibilizam o Cash Back aos clientes.

  • Créditos que não expiram

Tem dúvidas em relação à validade dos créditos recebidos com o programa? Não precisa se preocupar com isso, pois a boa notícia é que eles não expiram.

Por causa dessa característica, você pode esperar para juntar maiores valores durante um tempo. Isso permite até mesmo que você adquira um produto com seu saldo, sem precisar mexer no bolso para ter o que deseja.

  • Grande aceitação nas lojas

Embora o Cash Back seja uma ótima forma de os empreendedores buscarem a fidelização dos consumidores, quem compra não precisa necessariamente se prender a uma mesma rede para que consiga desfrutar dos benefícios.

Dados do Sebrae afirmam que, no Brasil, já há mais de 6,4 milhões de estabelecimentos cadastrados em programas de Cash Back.

Desse modo, você pode usar os valores que recebeu de volta em qualquer empreendimento que esteja cadastrado no mesmo programa usado por você.

  • Maior satisfação com os negócios feitos

Esse programa melhora muito sua satisfação com os negócios feitos. Afinal de contas, você passará a comprar seus produtos necessários e receber benefícios como recompensa.

A satisfação ao finalizar uma compra será considerável, e você terá a sensação de estar investindo seu dinheiro.

Cuidados com o Cash Back


cuidados-com-programas-de-cash-back

Bom, apesar de todas essas vantagens do Cash Back, é fundamental que você tome alguns cuidados para assegurar que a opção seja um bom negócio e não prejudique a sua organização financeira.

O primeiro é ter certeza de que a empresa que escolheu é de confiança e que seus dados estão seguros. Analise também as regras de participação para evitar contratempos.

Outro cuidado importante é ter controle nas compras. Afinal de contas, o fato de receber uma parcela dos valores gastos de volta não pode ser um motivo para comprar por impulso. Se fizer isso, seu orçamento pode sair do controle.

Enfim, para que você tenha um bom planejamento financeiro, busque sempre por alternativas de economia, e o Cash Back é uma excelente opção!


E aí, gostou de saber mais sobre o cash back? Quer continuar aprendendo conosco? Então aproveite para seguir a nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens por lá.

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss