Atualizamos a nossa seção “Os 10+ da Renda Fixa” com o mapeamento dos 10 melhores investimentos para agosto de 2017 na visão dos autores do blog “Bons Investimentos”:
Obs.1: Mapeamento realizado em 01/ago/17. Para atualizações e mais opções de investimentos, pode ser realizado o acesso direto ao site das corretoras / bancos: Daycoval, Easynvest, XP Investimentos e Rico.
Obs.2: Para encontrar investimentos em LCI e LCA para curto prazo (abaixo de 6 meses), acesse o site do Daycoval através deste link.
Obs.3: Em 01/12/16, o Grupo XP Investimentos anunciou a compra da corretora Rico. Entretanto, a informação passada ao mercado é de que a marca Rico continuará independente.
Previsão de rentabilidade líquida anual
Foram adotadas as seguintes premissas:
- Taxa Selic: +9,25% ao ano
- CDI: +9,14% ao ano
- IPCA: +3,00% ao ano (acumulado dos últimos 12 meses)
Obs.: Foram utilizados valores vigentes no início de agosto de 2017. Para consultar os valores atualizados e as previsões do CDI, SELIC e IPCA, acesse nossa seção específica sobre estes índices.
- Desconto do Imposto de Renda nos investimentos em CDB e Tesouro Direto. Ressalta-se que LCI e LCA são isentas desta tributação.
- Destacamos que a Rico e XP Investimentos atualmente estão seguindo a política da Easynvest e não cobram mais taxa para investimentos em LCI, CDB e Tesouro Direto.
Esta previsão serve apenas como ordem de grandeza, pois como visto no artigo sobre os investimentos em Renda Fixa a verdadeira rentabilidade de títulos pós-fixados só é conhecida no momento do resgate do investimento.
Desempenho da poupança
Para fins comparativos, é bom saber que nos últimos 12 meses a rentabilidade da poupança foi de +7,71%.
Segurança é fundamental: lembre-se do FGC
Os investimentos em LCI, LCA e CDB possuem um seguro automático de até R$ 250.000, por CPF e instituição financeira.
Para conhecer ou relembrar as características deste seguro, recomendamos a leitura do nosso artigo específico sobre o FGC.
Obs.: Apesar dos títulos públicos (Tesouro Direto) não serem garantidos pelo FGC, estes investimentos são considerados por especialistas os ativos mais seguros do mercado, conforme explicado no guia sobre o Tesouro Direto.
A escolha por determinado investimento é algo muito particular e não depende exclusivamente da rentabilidade, pois fatores como liquidez (ou seja, o prazo em que você poderá resgatar o dinheiro) e valores mínimos de aplicação devem ser levados em consideração.
Como o nosso blog é gratuito, caso tenha gostado deste material, nosso pedido é o mesmo de sempre: ajude-nos na divulgação, através do compartilhamento deste artigo nas redes sociais.
Última atualização desta matéria: agosto de 2017.
Engenheiro apaixonado pelo mundo dos investimentos e finanças pessoais. Conversando com amigos e familiares percebeu a dificuldade das pessoas em gerenciar seu dinheiro e por isso criou este espaço para auxiliar pessoas comuns a tomarem as melhores decisões rumo à prosperidade financeira.
11 respostas
Olá
Conheci agora o site e já me cadastrei para receber mais informações.
Sou cliente na Rico e XP, nestas duas corretoras aparecem algumas aplicações de renda fixa com taxa Pré-fixada.
Cada dia que passa vai terminando essas aplicações, pois com o CDI caindo, pegar um CDB com a taxa a 12% pra 5 anos a meu ver está muito bom.
Existem mais aplicações com 11% ainda disponíveis.
Como entrei agora no site do BI não sei exatamente a política de vocês, então gostaria de saber o que vocês pensam sobre isso pois não vejo incluídos nas recomendações. Obrigado pela atenção!
Giordano, uma CDB com taxa pré-fixada de 12,0% a.a. e prazo superior a 2 anos, terá uma rentabilidade líquida em torno de 10,2% (após desconto do IR). Realmente para um cenário onde é esperada a redução da Selic para algo em torno de 7,5% a.a. é um bom investimento. Não somos muito fãs de ter uma carteira recheada de investimentos pré-fixados, mas reconhecemos a oportunidade e vamos passar a incluir um investimento pré-fixado neste mapeamento a partir de outubro.
Acredito que esta é uma ótima sugestão e confesso que pelo fato de termos em nossa carteira alguns CDBs com taxa pré-fixada em torno de 17% a.a., não ficamos empolgados com as atuais taxas. Porém, o cenário hoje é outro e realmente merece reservarmos pelo menos uma posição para mapear investimentos pré-fixados.
Obrigado pela colaboração!
Cloe Falcão, somos nós quem agradecemos a sua participação aqui no blog!
Encontrei no aplicativo da Easynvest um CDB que rende 121% do CDI com vencimento para 1800 dias Rating Fitch BB+. Vocês acreditam ser um bom investimento com um Rating confiável? No atual cenário vale mais a pena que Tesouro IPCA+4,94 para 2024?
Erick, não gostamos muito de fazer previsões do futuro e nem temos essa pretensão. Mas, no atual cenário, nos parece mais vantajosa uma aplicação em CDB de 121% do CDI do que IPCA+4,94%. Em relação ao rating, não está legal. Dê uma olhada no nosso artigo que fala sobre os ratings para entender um pouco melhor, ok?
Olá, primeiramente obrigado pelas informações. É difícil encontrar artigos que vão direto ao assunto como vocês fazem. Estou com uma dúvida: faltam 150 dias para um título prefixado do Tesouro Direto vencer, e a rentabilidade está acima da contratada, começando a direcionar a curva para a contratada. Nessa situação, qual é o melhor momento de véspera para vender (ou não vender)? Obrigado
Marcos, desculpe a demora na resposta, mas vamos lá. Primeiramente, é bom ficar registrado que nunca utilizamos o Tesouro Direto para especular ou ganhar com variações no preço dos títulos. Sendo assim, sempre compramos pensando em manter o dinheiro investido até o prazo do resgate.
Geralmente, para o investidor ter lucro na operação de venda antecipada é necessário que tenha comprado o título quando a Taxa Selic (ou a taxa pré-fixada) estava mais alta.
Exemplo 1: comprei o Tesouro pré-fixado com a taxa de 15% a.a. e após 1 ano observo que a taxa está em 10% a.a. Neste caso, se eu vender meu título antecipadamente irei ganhar em função dele ter se valorizado.
Exemplo 2: comprei o Tesouro pré-fixado com a taxa de 9% a.a. e após 1 ano observo que a taxa está em 12% a.a. Neste caso, o valor do título terá se desvalorizado e se eu fizer a venda antecipada estarei “perdendo” dinheiro.
Resumidamente, para vender antecipadamente com “ganho” em cima do valor do título, você precisa esperar que a taxa atual fique menor do que a taxa do seu título.
Entretanto, a dinâmica da marcação a mercado dos preços dos títulos públicos é mais complexa do que esta simplificação que fizemos e você deverá observar os valores de compra dos títulos e verificar se o que falei está se aplicando, ok?
Ressalto novamente que nunca fizemos operações de vendas antecipadas no Tesouro Direto.
Entendi, e mais uma vez obrigado! Como eu estou na situação positiva, vou vender antes que o título chegue ao vencimento, que está próximo. Abraços.
Marcos, somos nós quem agradecemos sua participação e enriquecimento do blog!
Por que nunca vemos uma debenture nesta lista…qual é bi ?
Rayan, não investimos em debêntures e por isso não listamos este investimento como um dos melhores em nossa visão. Consideramos o risco mais elevado do que LCI e CDB para uma pequena diferença de rentabilidade. É bom lembrar que debêntures não possuem a cobertura do FGC. Só para exemplificar este risco, atualmente a Concessionária Rodovias do Tietê está propondo alterar o prazo de vencimento de sua debênture RDVT11 de 2028 para 2036 com mudanças, inclusive, na rentabilidade pactuada. Portanto, o motivo é bem simples, não incluimos debêntures em nossa lista justamente porque não investimos nelas.