Os 10+ de Abril de 2020 (Temporariamente Suspenso)

Em virtude da crise na saúde e economia, estamos suspendendo, temporariamente, a edição mensal dos melhores investimentos da Renda Fixa.

Esta publicação sempre teve como objetivo mostrar a nossa visão sobre investimentos em Renda Fixa como instrumento de preservação de patrimônio e enriquecimento no longo prazo.

No entanto, o atual cenário brasileiro é altamente instável e imprevisível.

Como todos os brasileiros, também não sabemos se a nossa renda será mantida durante e após o término deste período de crise.  

Portanto, estamos adotando uma postura extremamente defensiva, focando em acumular capital em instrumentos com alta liquidez e segurança, tais como Poupança e Tesouro Selic.

Muitos podem nos questionar sobre a manutenção de recursos na caderneta de poupança, já que atualmente o rendimento desta aplicação está abaixo da inflação. 

Infelizmente, temos que admitir que esta estratégia implica em rendimentos abaixo da inflação por um determinado tempo.

Contudo, entendemos que é melhor termos estes recursos disponíveis para uso imediato na poupança do que imobilizar o dinheiro comprando títulos que só poderão ser resgatados em 2-3 anos.

Se perdermos a nossa principal fonte de renda, em virtude da possibilidade de suspensão de contratos de trabalho ou demissão, poderemos utilizar este capital para quitar nossas despesas e evitar o acúmulo de dívidas.

Gostaríamos de destacar que esta é uma estratégia muito pessoal e cada um deve avaliar o seu cenário econômico e perfil de risco, antes de decidir qual estratégia adotar.

Existem aqueles que fizeram uma reserva de emergência para 1 ano, outros que fizeram para 3 meses e ainda aqueles que não possuem reserva.

Portanto, avalie com bastante cautela os passos que serão dados daqui pra frente, converse com sua família e decida se vai continuar investindo parte do capital ou vai optar por guardá-lo em instrumentos mais seguros.

Por fim, gostaríamos de esclarecer que não estamos dizendo que o mercado de Renda Fixa e/ou Renda Variável ficou ruim. Nós mantivemos todos os nossos investimentos e não fizemos o resgate de nenhum deles, uma vez que possuímos reserva de emergência para mais de 6 meses.

Contudo, como não sabemos quanto tempo durará esta crise na saúde e economia, preferimos adotar uma posta defensiva neste momento.

Você pode encontrar oportunidades interessantes neste momento, mas, em virtude do nosso perfil de risco e da imprevisibilidade do cenário econômico, estamos adotando a postura explicada acima.

Caso você tenha uma previsibilidade de renda e um perfil mais arrojado, procure por títulos (públicos ou privados) de instituições com boa saúde financeira.

Além disso, você pode comprar ações de boas empresas na bolsa de valores, mas isso requer estudo para não entrar em “roubadas”.

Outra opção é comprar cotas de fundos imobiliários proprietários de bons imóveis.

Abaixo, deixaremos a chamada para o nosso livro e as seções que normalmente apresentamos em todos os artigos dos 10+.

Desejamos saúde a todos e esperamos retornar em breve com a nossa famosa tabela sobre os 10 melhores investimentos do mês em Renda Fixa.

Índices econômicos


Seguem os principais índices econômicos relacionados a investimentos em Renda Fixa

  • Taxa Selic: +3,75% ao ano
  • CDI: +3,65% ao ano
  • IPCA: +3,34% ao ano (acumulado dos últimos 12 meses, considerando a expectativa de +0,11% para março de 2020)

Obs.: Foram utilizados valores vigentes no início de abril de 2020. Para consultar os valores atualizados e as previsões do CDI, SELIC e IPCA, acesse nossa seção específica sobre estes índices.

Desempenho da poupança


Para fins comparativos, é bom saber também a rentabilidade da poupança, certo?

Com a queda da Taxa Selic para valores abaixo de 8,50%, a rentabilidade da poupança para depósitos feitos a partir de 04/05/12 muda de regra e passa a ser: 70% da Taxa Selic + TR.

Como a TR está em zero desde setembro de 2017 e a Taxa Selic está em 3,75%, estima-se uma rentabilidade líquida para os próximos 12 meses de 2,62%.

Obs.: Para os depósitos antigos em cadernetas de poupança, realizados antes de mai/12, a rentabilidade continua sendo de “0,50% ao mês + TR”.

Segurança é fundamental: lembre-se do FGC


Os investimentos em LCI, LCA e CDB possuem um seguro automático de até R$ 250.000, por CPF e instituição financeira.

Para conhecer ou relembrar as características deste seguro, recomendamos a leitura do nosso artigo específico sobre o FGC.

Obs.: Apesar dos títulos públicos (Tesouro Direto) não serem garantidos pelo FGC, estes investimentos são considerados os mais seguros do mercado, conforme explicado no guia sobre o Tesouro Direto.

Fundos imobiliários como ferramenta para diversificação


Os fundos imobiliários podem representar uma boa alternativa para investidores que já tenham uma certa quantia em Renda Fixa e estejam à procura de diversificação do seu patrimônio.

Comprando cotas de um determinado fundo imobiliário, você adquire o direito de receber uma parte dos aluguéis provenientes dos imóveis que o fundo detém.

Como as cotas desses fundos são negociadas na Bolsa de Valores, é muito importante estudar antes de adquirir este produto.

Aconselhamos, também, a contratação de um profissional independente para auxiliar no acompanhamento do mercado e na formação da sua carteira.

Gostamos bastante do trabalho do colega Rodrigo Medeiros e, por isso, estamos disponibilizando o link abaixo para contratação dos relatórios deste excelente profissional.

Relatório Semanal DesmistificandoFII


A escolha por determinado investimento é algo muito particular e não depende exclusivamente da rentabilidade, pois fatores como liquidez (prazo em que você poderá resgatar o dinheiro) e valores mínimos de aplicação devem ser levados em consideração.


Como o nosso blog é gratuito, caso tenha gostado deste material, nosso pedido é o mesmo de sempre: ajude-nos na divulgação!

É fácil e rápido, basta compartilhar no Facebook.

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss