Segunda via da conta de luz da Cosern

Caso tenha perdido ou não tenha recebido neste mês a sua conta de luz e esteja precisando tirar a segunda via da Cosern, saiba que chegou ao lugar exato.

Te ensinaremos como é fácil e rápido solicitar a 2ª via da sua conta de energia elétrica da Cosern, falaremos sobre os cuidados que precisa tomar para não ter sua luz cortada e daremos dicas para economizar na sua conta. Veja a seguir!

Solicitação da 2ª via da Cosern pela internet


A maneira mais simples e rápida de conseguir a segunda via da Cosern é através do próprio site da empresa.

Portanto, para tirar a 2ª via da sua conta agora mesmo basta entrar no link abaixo:

2ª via da conta de luz da Cosern

Após acessar este link e entrar no site da Cosern, você só precisa informar o número da sua “Conta Contrato” e digitar alguns caracteres para conseguir emitir a segunda via da sua conta de luz para pagamento.

solicitação da segunda via da conta cosern

Se você não sabe o número da sua “Conta Contrato”, basta pegar uma conta de luz antiga da Cosern e verificar esta informação.

número da conta contrato na conta da cosern

Solicitação da segunda via da Cosern pelo aplicativo


Se você é viciado em tecnologia e no uso de smartphones, saiba que a Cosern disponibiliza um aplicativo onde é possível emitir a segunda via da sua conta de luz e acessar os seguintes serviços:

  • Registro de falta de energia.
  • Pedido de religação.
  • Verificar faturas em aberto.
  • Consultar histórico de consumo.

O aplicativo da Cosern está disponível para download tanto para dispositivos iOS quanto Android:

Dicas para economizar na conta de luz


Ninguém mais consegue imaginar um mundo sem energia elétrica, correto? Porém, não é preciso pagar caro para ter todo o conforto que a eletricidade proporciona.

Dentro deste contexto e pensando em te ajudar a economizar na conta de luz, separamos um infográfico elaborado pelo “Portal da Energia” com diversas dicas valiosas:

dicas para economizar luz da cosern

Como não ter minha luz cortada?


Se você esqueceu de pagar sua conta de luz ou está passando por dificuldades financeiras é bom saber quais são os seus direitos, as regras e os prazos que possui antes de ter a sua energia elétrica desligada.

Em primeiro lugar, é importante saber que a concessionária de energia pode efetuar o corte da sua luz mesmo que você esteja apenas com uma conta atrasada.

Entretanto, antes de suspender o fornecimento de energia elétrica a empresa precisa notificar o cliente com um prazo mínimo de antecedência de 15 dias.

Se a empresa não enviar a notificação ou não respeitar esse prazo, o corte de luz é considerado ilegal e o consumidor pode exigir uma indenização, mesmo sem ter pago a conta de luz.

Após o atraso no pagamento da conta de luz a concessionária tem também um prazo máximo para efetuar esta interrupção: 90 dias.

Se passar deste prazo, o corte de luz não poderá mais ser feito e os débitos precisarão ser cobrados na Justiça.

Se você teve sua luz cortada, deverá pagar o quanto antes as contas em atraso e ligar para a concessionária solicitando a religação.

Nestes casos, o prazo para restabelecimento da energia elétrica é de 24 horas para áreas urbanas e 48 horas para áreas rurais.

Caso estes prazos não sejam atendidos, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial solicitando indenização por danos morais e, eventualmente, danos materiais.

Para verificar as orientações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) relacionadas a este assunto, basta acessar este link.

Como negociar uma conta atrasada com a Cosern?


Para evitar os transtornos de ter a sua luz cortada, o ideal é manter sempre as suas contas em dia.

Entretanto, caso esteja passando por uma crise financeira a melhor alternativa é negociar o pagamento de sua conta de luz.

A Cosern permite o parcelamento das suas contas atrasadas em até 12 vezes no cartão de crédito, com taxas de juros em torno de 2 a 3% ao mês.

Para maiores informações sobre este assunto, acesse o site da Cosern através deste link ou ligue para 116.

Onde pagar minha conta de luz da Cosern?


As contas de energia elétrica da Cosern podem ser quitadas em qualquer banco (agências físicas ou internet banking), nas Casas Lotéricas, nos Correios ou em postos de atendimento espalhados pelos diversos municípios atendidos por esta concessionária.

Para conhecer o posto de pagamento da Cosern mais próximo de você, basta acessar este link e indicar sua cidade e bairro.

Canais de Atendimento e telefones da Cosern


A Cosern disponibiliza diversos canais de atendimento para seus clientes, a saber:

  • Atendimento Emergencial: 116
  • SMS Falta de Energia: 2650
  • Deficiente auditivo ou de fala: 0800-281-0142
  • Ouvidoria: 0800-084-0404
  • Atendimento fora da área de concessão: (84) 3204-8706

Conteúdos relacionados:

Considerações Finais


Vimos neste artigo como é rápido e fácil pedir a segunda via da Cosern, demos dicas para economizar energia elétrica, mostramos os cuidados que deve tomar para não ter sua luz cortada e apresentamos os locais de pagamento da sua conta.

A Cosern (Companhia Energética do Rio Grande do Norte) atende mais de 1 milhão de clientes espalhados em 167 municípios.

Esta companhia de energia elétrica foi criada em 1961 e controlada pelo Governo do Estado até 1997, quando foi privatizada e adquirida pelo consórcio formado por Coelba (Companhia de Eletricidade da Bahia), Guaraniana e UPTICK.


Ressaltamos que o nosso blog não possui qualquer vínculo com a Cosern. Desta forma, reclamações ou dúvidas devem ser dirigidas a um dos canais de atendimento informados anteriormente.

Como o nosso blog é um espaço totalmente gratuito, gostaríamos de pedir sua ajuda na divulgação deste conteúdo nas redes sociais.

É fácil e rápido, basta compartilhar no Facebook. É de graça para você, mas tem um imenso valor para a manutenção deste blog no ar!

16 respostas

    1. Olá, Antonia.

      Tente gerar a 2ª via da sua conta Cosern pelo site da empresa.
      Às vezes, fazer contato pelas redes sociais da empresa também ajuda.

      Abraço

  1. Boa noite queria tira uma dúvida meu esposo.comprou uma casa mais essa casa tá com a Luz cortada como posso fazer si tem que paga os papel atrasado ou si tem que pedi uma nova ligação

  2. Queria que as contas de luz da Cosern fossem ampliadas para que as pessoas com problemas de visão possam visualizar suas contas.
    Não é um pedido. Apenas é um direito de quem paga seus impostos em dia como qualquer cidadão!
    Todos os meses tenho que pegar uma LUPA pára entender vocês!
    UM TREMENDO ABSURDO COM AS PESSOAS IDOSAS QUE TEM PROBLEMAS DE VISÃO.
    UM ABSURDOOOOOOOO!
    EU RECEBI UMA CONTA QUE É UMA FONTE MINUSCULA, E O CÓDIGO DE BARRA TOTALMENTE APAGADO.
    MAIS RESPEITO COM O CONSUMIDOR.

    1. Kerginaldo,

      Sua reclamação é legítima e bastante pertinente.
      Contudo, não poderemos te ajudar com esta questão.
      Nós, da Bons Investimentos, não temos vínculo com a COSERN.
      Te aconselhamos a entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento.

      Um abraço

  3. Oi Boa noite meu nome é Andrea de Araújo gostaria é saber com faço pra pagar as contas de luz e se tem como vcs mi mandar no meu e-mail pra q eu possa paga por favor espero resposta obg

    1. Boa noite, Andrea.

      Infelizmente, não poderemos te ajudar com a 2 via da conta de luz da Cosern.
      Nós, da Bons Investimentos, não temos vínculo com a empresa.
      Te aconselhamos a entrar em contato com a Cosern pelos canais de atendimento.

      Um abraço

  4. boa tarde, estou recebendo cobrança constante, não acho justo porque a unica conta que tenho em atrazo e de 19.10.18 de 131,16, e sempre pago em data conforme pagamento do governo do estado.

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss