Cheque Devolvido – Motivo 11

Se você teve um cheque devolvido pelo motivo 11 e está com dúvida sobre o que fazer porque entendo o que isto significa, pode se acalmar porque iremos te dar todas as informações necessárias para resolver este problema.

Adicionalmente, disponibilizamos no final deste artigo um vídeo com várias dicas para você aprender a receber o valor de qualquer cheque devolvido.

O que significa o motivo 11 de um cheque devolvido?


O motivo 11 na devolução de cheques significa “Cheque sem fundos – 1ª apresentação”. Ou seja, o cheque foi apresentado ao banco pela primeira vez e não foi realizado o pagamento porque não foram encontrados fundos (dinheiro) suficientes na conta do emissor do cheque.

Sendo assim, a conta da pessoa que emitiu o cheque não tinha saldo suficiente para pagar o valor do cheque.

Por exemplo: Mário passou um cheque para Joana no valor de R$ 2.500. Joana foi até o seu banco depositar o cheque para receber este valor, mas na conta de Mário só havia R$ 400 e, portanto, o cheque foi devolvido pelo motivo 11.

Lembramos que o banco responsável pelo recebimento do cheque deve anotar no verso da folha qual o motivo da devolução, visando a facilitação da regularização do cheque devolvido.

Contudo, também é possível verificar o motivo da devolução do cheque no extrato da sua conta.

O que fazer com a devolução do cheque pelo motivo 11?


Para regularizar um cheque devolvido pelo motivo 11 você pode entrar em contato com a pessoa que emitiu o cheque para informar o ocorrido e combinar uma data para que você apresente novamente o cheque ao banco.

Se você não tem o contato da pessoa que emitiu o cheque, poderá ir até o banco desta pessoa, apresentar o cheque devolvido e solicitar os dados de contato (nome, telefone e endereço).

O ideal é que o emissor do cheque resolva rapidamente esta situação colocando dinheiro suficiente em sua conta para que o cheque seja compensado sem novos problemas.

Entretanto, caso você faça a segunda apresentação do cheque ao banco e ele seja devolvido novamente, saiba que o nome do emissor do cheque será incluído no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos), ou seja, ficará com o nome sujo no mercado.

Nestes casos mais extremos, para receber o pagamento do valor do cheque você poderá fazer o “protesto do cheque” e entrar na justiça.

Nota 1: Para entender a legalidade e como fazer o protesto de cheques, veja este artigo.

Nota 2: Para entender de forma mais didática e menos completa como funciona o protesto de cheques, leia este material.

Quais os principais motivos para a devolução de cheques?


Um cheque pode ser devolvido por diversos fatores e para evitar que cada instituição financeira desse um nome diferente para cada um destes fatores, o Banco Central fez uma padronização para cada um dos problemas que podem fazer um cheque ser devolvido.

A imagem abaixo apresenta a listagem com todos os códigos e respectivos motivos para a devolução de cheques:

cheque-devolvido-motivo-11

Como cobrar e receber o valor de um cheque devolvido?


Disponibilizamos um vídeo com uma excelente explicação sobre a devolução de cheques e com diversas dicas para você conseguir receber o valor do seu cheque que foi devolvido.

O vídeo é direcionado para empresários que aceitam cheques, mas os ensinamentos podem ser utilizados por qualquer pessoa comum.

O que acontece com quem passa cheques que são devolvidos?


Pessoas que tem seus cheques devolvidos podem sofrer vários tipos de sanções, sendo o mais comum a inclusão do CPF em listas de restrição ao crédito e no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos). Ou seja, a pessoa pode ficar com o “nome sujo”.

Em alguns casos mais graves, a devolução do cheque pode ser enquadrada como sendo crime de estelionato e a pessoa pode ser presa.

Considerações Finais


Aprendemos nesta matéria o significado do motivo 11 na devolução de cheques e vimos o que fazer para a regularização deste problema financeiro.

Adicionalmente, apresentamos a lista do Banco Central contendo todos os códigos e motivos para a devolução de cheques e disponibilizamos um vídeo com dicas para a cobrança e recebimento de cheques devolvidos.

Sendo assim, nossa intenção é que nosso material tenha esclarecido o que é o motivo 11 na devolução de cheques.


Ressaltamos que o nosso site (Bons Investimentos) não possui qualquer vínculo com instituições financeiras e, portanto, nosso objetivo é apenas trazer informações relevantes para melhorar a educação financeira de nossos leitores.

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss