Qual a diferença entre Ativo e Passivo na contabilidade?

Ativos e Passivos fazem parte da contabilidade de uma empresa e dever ser registrados no balanço patrimonial (relatório contábil com o objetivo de demonstrar a posição financeira e econômica da empresa).

Como existem muitas dúvidas sobre este tema, resolver fazer este conteúdo para explicar o que são Ativos e Passivos e quais as diferenças entre eles. Confira abaixo!

O que são Ativos de uma empresa?


diferenca-ativo-e-passivo-contabilidade

Os Ativos são os bens e direitos de uma determinada empresa. Ou seja, os Ativos são tudo aquilo que a empresa tem como posse e tudo aquilo capaz de beneficiar financeiramente os negócios da organização.

Entre os bens, podemos citar, por exemplo, o dinheiro em caixa, móveis e imóveis e estoque de mercadorias.

Entre os direitos, podemos citar as dívidas e créditos que a empresa tem a receber, ou seja, tudo que é passível de ser convertido em meios monetários.

Os Ativos de uma empresa podem ser divididos em:

  • Ativos circulantes

Envolve os ativos que podem ser transformados em dinheiro a curto prazo, em período contabilístico menor do que um ano.

Como exemplo, temos: caixa da empresa, estoques e contas a receber.

  • Ativos não circulantes

São os ativos que podem trazer retorno no longo prazo, em período superior a um ano.

Os principais exemplos de ativos não circulantes são: máquinas, veículos, equipamentos e imóveis.

O que são Passivos de uma empresa?


Os Passivos de uma empresa são formados pelas despesas e obrigações financeiras, como por exemplo o pagamento de dívidas, impostos e qualquer outra conta a pagar.

Os Passivos também possuem uma divisão, a saber:

  • Passivos circulantes

São as despesas e obrigações que precisam ser pagas no curto prazo, ou seja, em um período inferior a um ano.

Os principais exemplos de passivos circulantes são: dívidas com fornecedores, salários, aluguéis e impostos.

  • Passivos não circulantes

São as despesas e obrigações que podem ser quitadas em período superior a um ano e podemos citar empréstimos e financiamentos como exemplos clássicos de passivos não circulantes.

Quais as diferenças entre Ativo e Passivo no universo contábil?


Agora que já entendemos os conceitos que definem o que são Ativos e Passivos, podemos aprender com calma sobre as diferenças entre eles.

A principal diferença reside nos fluxos monetários de empresa. Os ativos estão relacionados aos meios de rendimento e trazem benefícios. Os passivos, por sua vez, estão relacionados às saídas de dinheiro, ou seja, aos gastos e despesas que a empresa realiza.

Assim, a diferença entre o valor total dos Ativos e o valor total dos Passivos de uma empresa constitui o chamado Patrimônio Líquido.

O vídeo abaixo pode te ajudar a fixar os conceitos apresentados até aqui. Portanto, recomendamos que assista para um melhor aprendizado:


Esperamos que nosso conteúdo tenha sido suficiente para você entender tudo sobre o que é Ativo e Passivo em contabilidade e qual a diferença entre eles.

Gostou da nossa matéria? Agradecemos a sua visita e te convidamos a navegar um pouco mais pelo nosso site – Bons Investimentos!

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss