Como tirar 2ª via do CPF?

Existem muitas dúvidas sobre como tirar a 2ª via do CPF e por isso preparamos esta matéria para esclarecer como emitir a segunda via do seu CPF pela internet de forma simples e rápida. E de graça!

É importante esclarecer que atualmente não é mais emitido o cartão físico do CPF. Sendo assim, a 1ª via ou a 2ª via do CPF é simplesmente a emissão do comprovante de inscrição no CPF.

Portanto, a maneira mais fácil de emitir a 2ª via do CPF é através da internet, acessando o site da Receita Federal, conforme demonstraremos abaixo!

Como tirar a segunda via do CPF online no site da Receita Federal?


Antes de mais nada, é importante você saber que o procedimento para tirar a segunda via do CPF de forma online pelo site da Receita Federal é diferente se você apresenta ou não a Declaração Anual do Imposto.

Portanto, antes de tentar emitir a 2ª via do seu CPF é preciso verificar em qual dos seguintes casos você está enquadrado:

A) Pessoas que não apresentaram a Declaração Anual de Imposto de Renda nos últimos 2 anos.

B) Pessoas que apresentaram a Declaração Anual de Imposto de Renda em pelo menos 1 dos últimos 2 anos.

A seguir falaremos exatamente como conseguir a 2ª via do CPF nestes dois casos e daremos uma passo a passo para te ajudar.

Contudo, entendemos que muitas pessoas preferem assistir vídeo em vez de ler um texto e por isso selecionamos um excelente vídeo ensinando como emitir a 2ª via do CPF online:

  • Segunda Via do CPF para pessoas que não declaram Imposto de Renda

Se você não apresentou a Declaração Anual do Imposto de Renda nos últimos dois anos, siga o passo-a-passo abaixo para emitir a 2ª via do seu CPF:

1) Entre no link abaixo para acessar diretamente o site da Receita Federal.

Emitir 2ª via do CPF online no site da Receita Federal

2) Informe seus dados pessoais: número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número do título de eleitor.

3) Clique em “Enviar”.

como-tirar-2-via-de-cpf-pela-internet

Pronto. Seguindo estes simples passos você conseguirá imprimir o comprovante de inscrição no CPF que vale como se fosse a 2ª via do seu documento, uma vez que não temos mais a emissão do cartão físico do CPF.

  • Segunda Via do CPF para pessoas que declaram Imposto de Renda

Se você apresentou a Declaração Anual do Imposto de Renda para Pessoas Físicas em pelo menos 1 dos últimos dois anos será necessário entrar no Portal eCAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal) para conseguir tirar a segunda via do seu CPF.

Apesar do processo ser um pouco mais completo, não há motivos para desespero porque iremos te ensinar detalhadamente como emitir a 2ª via do CPF. Acompanhe abaixo:

1) Entre no site da Receita Federal pelo link abaixo para gerar seu código de acesso:

Gerar código de acesso ao Portal eCAC da Receita Federal

2) Informe o número do seu CPF, sua data de nascimento, digite os caracteres da imagem e clique em “Avançar”.

definir-codigo-acesso-portal-ecac-receita-federal-cpf-2-via

3) Preencha o número do recibo IRPF dos últimos dois anos (apenas os 10 primeiros dígitos).

Obs.: Este é o número da sua Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

4) Crie uma senha de acesso de 8 a 15 caracteres com número e letras maiúsculas e minúsculas.

5) Clique em “Gerar Código” para gerar seu código de acesso ao Portal eCAC.

emitir-segunda-via-cpf-online

6) Feito isto o sistema irá gerar um código de acesso válido por 2 anos. Anote este número.

7) Agora será necessário acessar a página principal do Portal eCAC da Receita Federal pelo link abaixo:

Emitir segunda via do CPF pelo Portal eCAC da Receita Federal

8) Informe o número do seu CPF, seu código de acesso e sua senha. Clique em “Avançar”.

como-gerar-2-via-de-cpf-para-quem-declara-imposto-de-renda

9) Após acessar o Portal eCAC, clique em “Cadastros” e depois em “Comprovante de Inscrição no CPF”.

emissao-comprovante-de-inscricao-no-cpf

10) Pronto. Será apresentada na tela a segunda via do seu CPF e você poderá imprimir e guardar em sua carteira ou em sua pasta de documentos.

cpf-online-receita-federal

Como emitir 2ª via do CPF se eu esqueci o número?


Se você não lembra mais os números do seu CPF e precisa da segunda via deste documento infelizmente precisará agendar atendimento presencial em uma das unidades da Receita Federal.

Ou seja, não é possível tirar a 2ª via do CPF de forma online pelo site da Receita Federal se você não souber os números do seu documento.

Para agendar seu atendimento na Receita Federal, basta entrar no link abaixo:

receita.economia.gov.br/interface/agendamento

Todavia, antes de agendar atendimento na Receita Federal tente verificar se o seu RG (Registro Geral) não possui o número do seu CPF para que você consiga emitir a segunda via pela internet, conforme explicado acima.

Conteúdos relacionados:

Considerações Finais


Apresentamos nesta matéria como emitir a segunda via de CPF de forma online e de graça no site da Receita Federal.

Aprendemos que existem duas maneiras de tirar a 2ª via do CPF e depende se você apresenta ou não a Declaração Anual do Imposto de Renda (IRPF).

Adicionalmente, esclarecemos que caso você tenha perdido o seu cartão do CPF e não lembre dos números, infelizmente será necessário comparecer a uma unidade da Receita Federal para regularizar sua situação e conseguir a segunda via do documento.

É importante lembrar que a Receita Federal não emite mais aquele cartão azul em meio físico e a segunda via do CPF nada mais é do que o comprovante de inscrição com o número do seu documento, seu nome completo e data de nascimento, conforme imagem abaixo.

segunda-via-de-cpf-modelo-novo

Sendo assim, esperamos que nosso artigo tenha sido suficiente para tirar todas as suas dúvidas sobre como emitir 2ª via de CPF.


Ressaltamos que nosso site não possui qualquer vínculo com a Receita Federal. Sendo assim, dúvidas e/ou reclamações devem ser direcionadas diretamente aos canais de atendimento desta instituição.

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss